RSS

Retomando o blog, um ano depois

22 Maio

Há quase um ano (que completar-se-ia daqui a quatro dias) este blog está sem atualizações.

Vários fatores concorreram para isso: falta de tempo, problemas pessoais, excesso de trabalho, falta de criatividade e, sobretudo, falta de ânimo.

A ideia deste blog surgiu como uma forma de desabafo; à época, judicando em comarca de entrância inicial, atuando em todas as áreas, eu necessitava de uma válvula de escape para ecoar meu inconformismo com entendimentos doutrinários e jurisprudenciais, sobretudo em matéria penal que, a meu ver, eram dissociados da realidade nacional, sobretudo do interior.

Assim, ao longo dos anos, este blog serviu para veicular minhas opiniões sobre tais questões.

Contudo, com o passar do tempo, o “garantismo à brasileira’, que já tinha lugar cativo na preferência dos criminalistas pátrios, ganhou assento nas cadeiras das cortes superiores e daí se irradiou país afora, a ponto de, hoje, traficantes, assassinos e estupradores serem condenados e poderem cumprir pena em regime inicialmente aberto, quiçá com direito a substituição por penas restritivas de direito.

Nesse cenário, desapareceu a motivação para continuar escrevendo e defendendo um ponto de vista pessoal que, embora continue o mesmo, não tinha mais eco em precedentes jurisprudenciais ou manifestações doutrinárias, que virou francamente minoritário. Daí a faltar inspiração para escrever foi um passo.

Nos últimos anos, por outro lado, deixei a atuação na área criminal, fui promovido para uma Vara Cível, onde sempre preferi trabalhar e, depois de quase um ano de silêncio no blog, a vontade de escrever voltou, mas não para escrever sobre Direito Penal e sim sobre matérias cíveis que tomam meu dia-a-dia no fórum.

Portanto, depois deste ano de descanso, retomo minhas postagens. Ainda não sei qual será a periodicidade; talvez semanal, talvez mensal, talvez sem uma regularidade certa, o tempo dirá.

O que muda é o foco, desta vez voltado mais para o Direito Civil e o Processo Civil, o que não exclui postagens esparsas sobre outros temas. O que não muda, porém, é a intenção do blog: apenas externar meus posicionamentos pessoais, defender opiniões, isoladamente, sem pretensão de convencer ninguém (ou mesmo de ser lido por alguém, já que este blog é pouco visualizado). Ou seja, volto ao blog com a mesma finalidade de sempre: escrever por escrever. Esse é meu hobby que agora retomo, com muito gosto.

Advertisements
 
8 Comentários

Publicado por em Maio 22, 2013 em Outros posts

 

8 responses to “Retomando o blog, um ano depois

  1. Fabio Leandro

    Maio 22, 2013 at 11:33 am

    Excelência, não é minha pretensão orientá-lo. Mas aos meus alunos sempre tenho dito: jamais percam a capacidade de contestar, e de se indignar. É no silêncio que nasce, cresce e se desenvolve o autoritarismo.

     
  2. Vânia Regina Mamesso

    Maio 22, 2013 at 11:53 am

    Bem vindo de volta doutor. Estávamos sentindo falta de seus artigos.

     
  3. Bruno Maciel

    Maio 22, 2013 at 4:27 pm

    Faço minhas as palavras da Vânia. Bem vindo de volta, e por mais que a intenção do blog seja externalizar seus ideais, seus textos coerentes e muito bem elaborados, com temas relevantes, em muito ajuda os que procuram, vez ou outra, uma leitura de qualidade, analítica. Parabéns pelo blog, e fico triste pela mudança do foco, mas continuarei acompanhando mesmo assim.

     
  4. Isra Lins

    Junho 12, 2013 at 1:27 am

    Seus posts sempre foram um incentivo e, ao mesmo tempo, uma forma de aprender.
    Bem vindo de volta.

     
  5. Roberto Ramsés Araújo de Oliveira

    Junho 20, 2013 at 8:48 am

    Agradeço o retorno…

     
  6. Fc Lima

    Julho 2, 2013 at 9:36 am

    Marcelo, ainda bem que você voltou. É preciso que, sem quebrar a imparcialidade (esta deve existir no interior do processo) o Juiz se mostre mais para a população, informando os seus direitos e denunciando aquilo que está errado. O seu blog foi fonte de inspiração para o meu.

     
  7. Wilma Kümmel

    Julho 15, 2013 at 10:12 pm

    DR. Marcelo.

    Obrigada pelo seu retorno.
    Pessoas, seres humanos, com capacidade e garra para seguir em frente não desistem. O Senhor é uma delas.
    Conheci seu trabalho (belo trabalho) há pouco tempo, mas tenho esperança de que se mantenha sempre presente. Seus artigos são as aulas que não aparecem nos bancos escolares.
    Bem vindo!!

     
  8. Luiz Felipe M. Cavalcante

    Julho 23, 2013 at 9:59 pm

    Dr. Marcelo,
    Sempre li seu blog em complemento aos meus estudos. É uma satisfação saber que o senhor pretende continuar a atualizá-lo. Há uma grande carência de criminalistas críticos aos excessos do garantismo penal, que têm gerado abusos e distorções no sistema judiciário brasileiro, em detrimento de uma sociedade já tão fragilizada pela corrupção e descaso das autoridades.
    Parabéns pela iniciativa e obrigado pelo retorno ao blog.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: